Google+

Páginas

domingo, 7 de julho de 2013

A história do coelhinho que não mamava

Caros leitores, depois de algum tempo sem escrever torno a este blog para compartilhar a experiência que tive que foi o grande motivo desde Blog ser criado.

Depois de alguns poucos meses de casado, ouvi dizer que na escola onde a minha irmã estudava estavam "distribuindo" coelhos devido a "superpopulação" e como eu me recusava a ter cachorros ou gatos e minha esposa queria muito um animalzinho, resolvi adotar dois coelhinhos, isso porque pensava ser "desconfortável" para um animal viver só. 

E as surpresas começaram.
O fato de eu ter escolhido dois coelhos sem ao menos saber a sexagem já foi deveras errado porem meu erro maior ainda estava por vir, eu decidi recebê-los dentro de casa já que julguei que o pátio seria perigoso para dois filhotes, então dormiram eles no mesmo quarto que eu e minha esposa fazendo a maior sujeira.

No dia seguinte percebi que não tinha potes de água, nem de comida nem sequer uma casinha, e as improvisações começaram... Estraguei todos os meus potes do uso doméstico, e muitas horas com a limpeza da sujeira que faziam como se não fosse o bastante quando eu menos esperava oito filhotinhos apareceram em um ninho de pelos improvisado.

O coelhinho que não mamava.

Já no segundo dia percebi que dois coelhinhos não estavam engordando, inexperiente perguntei a minha esposa se estava tudo bem, ela disse que sim, como ela já tinha acompanhado algumas gestações de felinos confiei nela. 

No segundo dia os percebi ainda mais magros e comecei a ficar preocupado, porém ainda confiando na opinião dela os deixei com a mãe já que parecia mais sensato. 

No terceiro dia acordei bem tarde e fui direto verificar os coelhos, e notei que os dois desfavorecidos estavam muito agitados e "gemendo" muito, fiquei bem desesperado e logo peguei o mais inquieto e fui ajudá-lo a mamar, com muita dificuldade, pois eu não sabia o que estava fazendo, conseguindo colocar ele no ceio da mãe percebi que mesmo assim não conseguia mamar, a coelha não estava ajudando em nada então o soltei por uns instantes para segurar ela de uma forma mais agradável, e quando o peguei novamente já estava sem vida. 

Foi uma das coisas mais difíceis que tinha enfrentado na vida até então, fiquei realmente muito triste e chorei muito então lembrei que tinha mais um coelho precisando de ajuda, foi ai que comecei a pesquisar.

Percebi logo de cara que as informações na internet não eram muito precisas, e que eram de difícil acesso, porem com muita pesquisa encontrei o suficiente para ajudar o coelhinho, em pleno sábado esperei ansiosamente por uma lata de "leite de reposição" para gatos e fui para casa com uma seringa de três ml pensando em alimentá-lo.

Não foi nada fácil:

Dar de mamar a um ser vivo de menos de cinco cm não é nada fácil, porém eu já sentia muito afeto aquele animalzinho e fui insistindo e cuidando dele, alimentando ele três ou quatro vezes por dia dando aquele leite, que em pequenas quantidades era "aceito" pelo filhote, mas notei que mesmo ao longo dos dias ele não estava crescendo e sim apenas se mantendo vivo, ai comecei a pensar em uma solução melhor.

O revezamento:

Depois de muito pensar, conclui que eu deveria dividir os filhotes em dois ninhos, ficando assim mais fácil para ele mamar junto com seus irmãos, fiz isso por alguns dias e dava certo, notávamos que ele crescia, mas nem sempre isso acontecia, tinha dias que tínhamos certeza de que ele não havia mamado, e a preocupação só aumentava até que depois de muitos dias sofrendo e chorando de preocupação minha esposa disse que não havia melhor lugar pra ele do que com a mãe, e que eu deveria deixar a natureza tomar seu curso, então em uma noite eu o deixei no ninho e confiei que tudo iria dar certo, pois não havia mais como dar de mamar a ele, e de qualquer forma não estava adiantando nada.

O resultado:



No outro dia pela manha, minha esposa me acordou dizendo que ele estava mamando, e então fiquei muito feliz, glorifiquei a Deus pelo milagre e então apenas fui acompanhando seu crescimento e quando julgava necessário administrava doses de leite em pó para complementar a sua alimentação, com o tempo eles foram crescendo e começaram a comer ração e desde então a preocupação terminou hoje ele esta bem e vive no meu pátio, sozinho e com sua própria casinha, mas essa experiência foi muito forte, e complicada, e espero que sirva de lição a todos para que fujam da responsabilidade de proteger coelhinhos recém nascidos, evitando permitir que eles se reproduzam, é com essa intenção que eu escrevo este blog. 


Caso queiram saber como alimentar um filhotinho de coelho leia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, pergunte, conte sua experiência!