Google+

Páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Como alimentar filhotinhos de coelho?

As vezes pode acontecer de a coelha rejeitar os seus filhotes ou de serem tantos que um ou dois não consegue mamar, é algo perturbador para nós humanos que somos feitos de sentimentos ver um láparo emagrecendo enquanto seus irmãos engordam.

Eu tive a experiência em que dois filhotinhos não estavam engordando pensei que estavam mamando, mas foi apenas 48 horas que eu vacilei para que o primeiro filhotinho não resistisse no terceiro dia de vida, logo que acordei os dois magrelos ainda não tinham mamado e um deles esperneava muito, então tentei colocar ele na mãe dele desesperado para que mamasse, mas não saia leite algum, então o larguei no ninho por um segundo para posicionar a coelha de melhor forma quando eu o peguei já estava morto.

Para que coisas como essa não aconteçam com vocês resolvi criar este blog e em especial esta postagem.

Algumas formas de amamentar os filhotinhos.

Revezamento: Um filhote pode não mamar se tiver muita "concorrência" nesse caso é mais fácil de resolver, assim que constatar isso você pode fazer um "revezamento" se no primeiro dia você já notou que 1 ou 2 filhotes não estão mamando nesta mesma noite coloque os fraquinhos no ninho e os fortinhos em outro, quando eu fiz isso deu certo, a minha coelha deu de mamar nos 2 ninhos.



Leite de reposição: Existe o chamado leite de reposição para gatos, sim para gatos, é o mesmo que é usado para coelhos, eu descobri isso depois da morte do coelho e então comprei uma lata, custou 30,00 reais, então fui complementando as mamadas da mãe dele com esse leite, já que poucas vezes ele tinha oportunidade de mamar.
Na verdade eu nos primeiros dias o tirei do ninho e amamentava ele só com leite em pó, porém vi que eles não estava crescendo então vi necessidade de faze o revezamento citado acima.
Veja uma opção melhor mais abaixo. 

Como amamentar? No inicio eu achei que seria fácil comprei uma seringa de 3 ml e fui a tentativa, porem os coelhos a primeiro momento não gostam muito da seringa, pois estão acostumados a mamar pressionando as patinhas na mãe, e também porque eles tem dentes o que impede de o bico da seringa entrar tão facilmente.
Se você for dar o leite de seringa posicione a seringa na lateral da boca do filhotinho e "goteje" o leite. Sim, goteje, seja muito delicado.

Conta gotas: Vendo que a seringa estava sendo muito ineficiente minha esposa teve a ideia de usar um conta-gotas, como não tínhamos um em mãos ela esvaziou um vidro de remédio e o lavou com aguá fervendo, fizemos o leite e colocamos ali, com esse método já foi mais fácil, pois com o tudo de remédio é mais fácil "liberar" o leite e assim ele foi mamando mais. 


Em todas as formas, tirando a mamadeira especial, o leite foi "gotejado" no lábio do coelho e ele saboreava cada gota, é um processo que leva tempo.

Saquinho: É uma forma bem útil também, pode se com um saquinho de supermercado ou até mesmo aqueles saquinhos de "sacolé" faz-se um furo no cantinho e fica um biquinho perfeito para mamar, além de ser fácil de dosar a quantidade.

Mamadeira especial: Ele estava sobrevivendo, porém não engordando, então resolvi comprar uma mamadeira especial para filhotinhos custou 14,00, cuja o bico é bem fininho e com ela foi bem mais fácil de amamenta-lo  ate porque eles já estava ligeiramente maiores, e acostumados a mamar daquela forma.

No fim das contas o que realmente resolveu o problema foi ele finalmente mamar com a mãe dele, porém a casos em que isso não acontece, e para resolver esta situação eu encontrei uma receita caseira que realmente alimenta e pode ser administrada em todos os mamíferos. 

O leite de reposição industrializado não é uma maravilha, digamos que matava a fome, mas em termos de desenvolvimento não ajudou muito, mas existe uma receita caseira que pode ser mais útil em casos em que o coelhinho realmente não vai poder mamar na mãe.

Receita caseira:
  • 1 litro de leite desnatado
  • 1 colher de café de amido de milho (Maizena)
  • 2 Colheres de sopa de mel
  • 1 gema de ovo (sem pele - pra não ficar cheiro forte)
  • 1 colher de sopra de sustagem
Modo de preparo

Bata todos os ingredientes.


Divida em pequenas porções, neste caso em saquinhos.


Lacre bem os saquinhos.


Após colocar na vasilha congele para não perder os nutrientes.

Na hora de amamentar:


Retire do freezer a porção necessária.


Descongele em banho Maria. 


Teste a temperatura no dorso da mão, deve estar "morninho”. 

Neste caso, a pessoa que escreveu este artigo, dá uma ideia nova de como dar o leite ao filhotinho, usando uma seringa com uma borrachinha na ponta,  em alguns lugares conhecida como garote, ou tripa de mico, eu conheço elas dos exames de sangue, pode ser encontradas em farmácias e são de baixo custo.

"SE NECESSÁRIO você pode neste momento acrescentar 2 gotinhas de glicopan pet ou hemolitan pet no leite e servir, eu sempre coloco, pois além de ser um polivitamínico, aumenta a apetite do animal." diz autora do blog Coelhos peludos e fofos a quem dou os créditos pelas imagens e pela receita. link do post original: aqui



Para tudo deve-se usar bom senso e acima de tudo amor, a quantidade é obvia não os force a comer, eles param de mamar assim que ficam saciados, e se nota a barriguinha estufada após a mamada, depois disso é só um soninho gostoso que ele mais deseja.

48 comentários:

  1. meu nome e Fernando de rio bonito achei magnifica vai me ajudar muito com minha coelha! BOA SORTE !!

    ResponderExcluir
  2. ola ! meu nome e Fernando e gostei muito dessa ideia vai me ajudar muito com minha coelha

    ResponderExcluir
  3. Tenho um coelho macho angorá e uma coelha comum,porém eles cruzaram e ela deu cria de 8 filhotes e rejeitou as crias. Tentei salvar dando leite na seringa,mas foi em vão.Todos morreram,eu to muito triste com isso,eles foram muito esperados por todos aqui em casa.Quando nasceram foi uma festa,até postei no face book etc.Estou arrasada por terem morrido,será que ela os rejeitou por não serem da mesma raça?
    Também gostaria de saber quais as raças e os preços dos filhotes fêmeas que vocês tem.E que me mandassem fotos e o nome das raças.Também gostaria de saber se posso colocar o meu coelho angorá com uma fêmea mini angorá para criarem,ele é porte normal e é novinho,deve ter em torno de 6 a 7 meses.Quando comprei ele tinha por volta de 3 meses.A pessoa do pet que me vendeu não soube me dizer ao certo a idade do coelho.
    E se existe o risco dos filhotes morrerem também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, hozana, como eu expliquei aqui no blog em outras postagens, eu tive uma experiencia parecida, em duas oportunidades minha coelha deu cria e rejeitou alguns filhotes, um deles apenas eu consegui salvar com a seringa, mas foi um golpe de sorte por assim dizer, os motivos para ela ter rejeitado os filhotes são os mais diversos, barulho, stress, medo, sede, fome, se sentiu ameaçada, o macho poderia estar por perto, outros animais, as possibilidades são muitas, mas o que prevalece é que o instinto animal é algo natural e sobre o qual nao temos controle, eu aconselho que procure um medico veterinário para tirar suas duvidas sobre a procriação entre especies, mas talvez meu principal conselho seja, que compre os filhotinhos que queres criar, pois assim voce nao passa todo esse sofrimento que na maioria das vezes é quase inevitáve, leia todas as outras postagens do blog e saiba mais sobre as coisas que eu passei, espero que possa te ajudar de alguma maneira.

      Excluir
  4. Amigo... Acreditava-se aqui em casa que tinhamos 1 lebre e 1 coelho.. ambos macho... mas hoje nos descobrimos que a lebre é femea (encontramos seus filhotes ja com pelos em um antigo canil de cachorros que agora usamos para guardar equipamentos, a lebre foi comprada e quando compramos o vendedor nos garantiu que era macho) elles ja estão um pouco maiores (total são 9 filhotes) estima-se que estejam com +/- 2 semanas... gostariamos de um auxilio, um suporte pois parece que a mãe esta gravida denovo (sim descobrimos tarde) e ella não parece querer amamentar os filhotes... precisamos de ajuda para sobre como proceder... se pudet entrar em contato ou mesmo mandar um email nos ajudando estamos com medo de todos morrerem não sabemos o que podemos fazer... email: brunobsilva@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo os meus coelhos tem aproximadamente 20 dias estou dando com uma seringa leite comum de caixinha posso acrescentar algum engrossante como cremogema ou mucilon? Estou totalmente perdida

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo os meus coelhos tem aproximadamente 20 dias estou dando com uma seringa leite comum de caixinha posso acrescentar algum engrossante como cremogema ou mucilon? Estou totalmente perdida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce leu a postagem acima? Porque nela eu explico o leite ideial pra se dar a eles, mas até onde eu sei nao é bom dar leite de vaca.

      Excluir
  7. OI MINHA NETINHA SEM QUERE PISOU NO COELHIMHO Q DEI PRA ELA ELE TEM 1 MES E MEIO OU 2 MAS NAO ESTA MAS MECHENDO AS PATINHAS DE TRAZ SERA QUE VAI SOBREVIVER OU VAI FICAR SEM ANDAR NOVAMENTE DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇAO

    ResponderExcluir
  8. OI MINHA NETINHA SEM QUERE PISOU NO COELHIMHO Q DEI PRA ELA ELE TEM 1 MES E MEIO OU 2 MAS NAO ESTA MAS MECHENDO AS PATINHAS DE TRAZ SERA QUE VAI SOBREVIVER OU VAI FICAR SEM ANDAR NOVAMENTE DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu levaria esse coelho em uma agropecuária ou pet shop URGENTE!

      Excluir
  9. Bom dia,
    Tenho um casal de coelhos,a minha coelha já teve outros filhotes que morreram,desta vezela teve 3,um morreu e ficaram 2,nasceram ontem ,estou com medo dela não amamentar eles.
    Como posso ter certeza de que eles estão se alimentando? E eles ficam saindo da gaiola ,isso é normal? Ou é porque eles estão com fome? Me ajudem,nao quero perder eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples eles sao muito pequenos, se eles nao estiverem mamando em dois dias ja começam a emagrecer, ai voce pode dar o leite de reposição a receita esta aqui no blog!

      Excluir
  10. Meus filhotes de Coelho está o com 10 dias e a mamãe deles morreu posso alimenta com leite de gado e de quantas hrs por dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigado pelo seu contato, então sobre a frequencia realmente voce me pegou, os meus eu alimentava 2,3 vezes por dia, conforme ele acordava, é dificil se eles foram muito pequeninos, mas vale a pena, enquanto voce amamenta eles, vai procurando uma coelha substituta, quem sabe ela nao adota eles nao é mesmo?

      Excluir
  11. Ótimo vai mim ajuda bastante com meus coelhinhos.

    ResponderExcluir
  12. Meus filhotes de Coelho está o com 10 dias e a mamãe deles morreu posso alimenta com leite de gado e de quantas hrs por dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigado pelo seu contato, então sobre a frequencia realmente voce me pegou, os meus eu alimentava 2,3 vezes por dia, conforme ele acordava, é dificil se eles foram muito pequeninos, mas vale a pena, enquanto voce amamenta eles, vai procurando uma coelha substituta, quem sabe ela nao adota eles nao é mesmo?

      Excluir
  13. Olá meu coelho ainda está pequeno e o moço falou que ele ia ficar num tamanho médio como deve ser a alimentação dele corretamente?

    ResponderExcluir
  14. Olá meu coelho ainda está pequeno e o moço falou que ele ia ficar num tamanho médio como deve ser a alimentação dele corretamente?

    ResponderExcluir
  15. Ola, eu sou o Yuri de Angola. Muito obrigado pelas dicas. Temos 4 coelhos e dois deles são fêmeas. Ja perdemos muitos coelhos por não saber como amamentar e acondicionar os recém-nascidos. Hoje começamos a usar a seringa nas 5 crias restantes e conseguimos notar que pela primeira vez estavam saciados. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  16. Olá, a sustagem que vc coloca na receita seria o ivermilk, ou algum outro tipo?

    ResponderExcluir
  17. Olá, a sustagem que vc diz na receita seria o ivermilk ou algum outro tipo?

    ResponderExcluir
  18. Tem o que vem em líquido .mas tem q esquentar primeiro.

    ResponderExcluir
  19. Preciso urgentemente ajuda! Minha coelha rejeitou a cria, e de 9 filhotes restaram apenas 6. Eles são novinhos 5 dias de vida, e não conseguem mamar bem no conta-gotas mesmos eu fazendo um bico de silicone, eles não param quietos e não querem mamar. Não sei oq faço não pode ver mais filhotes morrendo.

    ResponderExcluir
  20. Preciso urgentemente ajuda! Minha coelha rejeitou a cria, e de 9 filhotes restaram apenas 6. Eles são novinhos 5 dias de vida, e não conseguem mamar bem no conta-gotas mesmos eu fazendo um bico de silicone, eles não param quietos e não querem mamar. Não sei oq faço não pode ver mais filhotes morrendo.

    ResponderExcluir
  21. Olá..a coelhinha onde trabalho(escola) teve cria e soterrou os filhotes na terra...é comum? E também gostaria de saber qtos dias eles tem mais ou menos...pois já tem pelos mas não abrem os olhos..

    ResponderExcluir
  22. Como quantos dias um coelhinho começa a beber água?

    ResponderExcluir
  23. Vc foi sensacional nas explicações!!!!
    Orando pra que tudo de certo aqui com meus bebês! Sao 3, mais um é muito magrinho e muidinho...

    ResponderExcluir
  24. Por quanto tempo os filhotes amamentam ?

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, preciso de ajuda. Ontem de manhã a minha gata apanhou uma lebre bebê.. a bichinha teve sorte porque o meu marido a tirou da boca da nossa gata a tempo, ficamos com ela para verificar se estaria ferido e cuidar dele.. mas o pobre do animal não também reação a nada.. não se mexe, e nem aceita comida, já lhe dei cenoura e nabo e não come.. será que ainda tá a leite? A mim parece me ser a espécie de lebre de cauda preta.

    ResponderExcluir
  26. Tenho um casal de coelhos e os crio juntamente com 3 porquinhos da india...o mistério é que parece que os focinhos de meus coelhos apareceram todos ruidos.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, tudo bem? Preciso de ajuda. Minha coelha deu a luz a 6 filhotinhos, no terceiro dia um deles amanheceu morto. E agora notei que um deles está muito muito magro, enquanto todos os irmãozinhos dele estão beeeem gordinhos. Acredito que os outro não os deixem mamar ou que a mãe tenha rejeitado apenas ele (não sei se é possível, mais já o encontrei algumas vezes fora do ninho e não sei se ele que se rastejou até lá ou se a própria mãe o tirou). O fato é que estou desesperada, não quero perder outro filhote. Vi que na receitinha você menciona leite desnatado, pode ser qualquer leite desnatado? Aqueles de caixinha que encontramos em supermercado serve? E quanto a Sustagem? Pode ser qualquer sustagem ou tem que ser uma específica?

    Quanto ao revezamento, eu posso trocar os filhotes de ninho? A mãe não irá rejeitá-los?

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde,meu nome é Diego minha coelha deu 5 coelhinhos com 10 dias ela morreu eu tirei eles do ninho, fiz a receita a cima para eles,estou preocupado pois parece que não estão defecando. O que eu posso fazer? Obrigado

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, minha coelha deu 5 coelhinhos com 10 dias ela morreu. Estou alimentando eles com a receita acima indicada, porem notei que eles parecem que não estão defecando. O que eu faço? Obrigado

    ResponderExcluir
  30. Olá, queria saber se ao invés de sustagem eu poderia por nestogenio?

    ResponderExcluir
  31. Olá,minha coelha pariu ontem,uma ninhada de 12, acredito que ela está cuidando bem,fez uma toca na terra mas muito bem feita soltou muito pelo é o ninho está protegido.
    Porém acredito que ela não vai dar conta de amamentar todos,será que espero ou dou um reforço na alimentação?
    Percebi uns maiores que os outros.

    ResponderExcluir
  32. Olá,minha coelha pariu ontem,uma ninhada de 12, acredito que ela está cuidando bem,fez uma toca na terra mas muito bem feita soltou muito pelo é o ninho está protegido.
    Porém acredito que ela não vai dar conta de amamentar todos,será que espero ou dou um reforço na alimentação?
    Percebi uns maiores que os outros.

    ResponderExcluir
  33. Olá,preciso de uma opinião,minha coelha pariu uma ninhada de 12, ontem.ela está cuidando porém são muitos acredito que estão ficando com fome,será que posso introduzir o leite ou espero?
    Pois tenho medo de mexer neles e ela receitar.
    Percebi uns maiores que os outros.

    ResponderExcluir
  34. Alguém pode me ajudar não sei se minha coelha não esta amamentando, ela e brava, os meu sobrinhos vivem atrás dela, ela acho que rejeitou os seus filhotes, mais aí com dois dias de nascido ei dei leite pra eles e quando foi no terceiro dia, eles estavam com a barriga grande, sera que ela os amamentou?

    ResponderExcluir
  35. Alguém pode me ajudar não sei se minha coelha não esta amamentando, ela e brava, os meu sobrinhos vivem atrás dela, ela acho que rejeitou os seus filhotes, mais aí com dois dias de nascido ei dei leite pra eles e quando foi no terceiro dia, eles estavam com a barriga grande, sera que ela os amamentou?

    ResponderExcluir
  36. Alguém pode me ajudar não sei se minha coelha não esta amamentando, ela e brava, os meu sobrinhos vivem atrás dela, ela acho que rejeitou os seus filhotes, mais aí com dois dias de nascido ei dei leite pra eles e quando foi no terceiro dia, eles estavam com a barriga grande, sera que ela os amamentou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coelhas na sua maioria dão de mamar a noite longe do olhar de humanos, de dia ela muito raramente entra no ninho para amamentar, então o melhor e deixa la tranquila, e acompanhar a situação dos coelhinhos uma vez por dia, procure também ter um local onde eles fiquem agrupados, tipo uma caixinha, com acesso para a mãe e na maioria das vezes eles sobrevivem, separe também os outros coelhos das crias, o bom é separá-la antes do parto, pois os outros provavelmente matem os filhotes, principalmente o pai dos filhotes.

      Excluir
  37. Oi, minha coelha rejeitou a primeira cria. Pegamos os filhotinhos e começamos a dar leite artifial para filhotes que damos para os cachorros. Nao temos experiencia com coelho.
    Colocamos os filhotinhos em um ninho emprovisado com cobertas fofinhas e alimentando eles com a ajuda de um algodao, ele estavam bem aparentemente mas começaram a morrer um por um de 4 so sobrou um n sabemos de que eles estao morrendo. Parece falta de ar como se estivessem sufocando e param é muito rapido. Estamos tentando salvar esse que sobrou de todas as formas ele so tem 7 dias de vida.pode me ajudar? Por favor

    ResponderExcluir
  38. Oi tenho uma coelha angora que deu cria .8 coelinhos so que ela. Ta doente os coelinhos estao com 17 dias posso dar leite de seringa de caixinha pra eles?

    ResponderExcluir
  39. Oi tenho uma coelha angora que deu cria .8 coelinhos so que ela. Ta doente os coelinhos estao com 17 dias posso dar leite de seringa de caixinha pra eles?

    ResponderExcluir
  40. A minha e da raça minha lop mais como a alimentei mais do que devia cresceu agora com 7 meses deu cria a 10 filhotes fiquei desesperada pois nunca cuidei de recen nascido já a comprei com 40 dias foi fácil não deu trabalho agora tem três dias que e mãe uns tão gordinho e quetos como dizem da para ver que tão mamando mais dois tão bem agitado tentei por nela mais como dizem não consegue e normal as primeiras crias alguns não escapar

    ResponderExcluir
  41. Oi eu tenho uma coelha que não para de dar cria já teve filhotes com duas semanas e já está grávida de novo oque faço

    ResponderExcluir

Comente, pergunte, conte sua experiência!