Google+

Páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Minha coelha deu cria e agora?

O que fazer quando vários filhotinhos de coelhos conhecidos como láparos aparecem no seu quintal? É o que vou explicar nesta postagem, caso esteja procurando como alimentar um filhotinhos de coelho clique aqui.

Primeira coisa: Separe o macho da fêmea e dos filhotes, por instinto o macho come os filhotes e segundo um criador de coelhos é por ciúmes.
E se você deixar ele perto da colha, no mesmo dia do nascimento ela pode "engravidar" novamente.

Obs.: A coelha não pode ficar engravidando toda a hora, se você está pretendendo ter muitos filhotes para vendê-los ou sei lá o que mais, não o faça sem instrução.
 A gestação da coelha
A gestação dura cerca de 30 dias, a quantidade de filhotes pode variar de 2 a 9.

 
O ninho
A coelha arranca com os dentes todo o pelo do peito e usa para fazer o ninho, juntamente com alguns fios de grama, ela usa tudo que está ao alcance como panos e pedaços de lona plástica. O ninho é suficiente para aquecê, não forneça calor extra como aquecedores e etc.

Obs.: Se fizer muito frio, pode colocar algum pano (limpo e sem cheiro forte) no ninho, de uma forma segura, sempre por baixo dos filhotes não os cubra.

Caso você saiba que sua coelha esta gestante cuide para que o local em que ela esteja não tenha nenhum lugar em que ela possa colocar os filhotes que possa ser prejudicial como algum buraco ou algum lugar que ofereça risco a eles, pois por instinto ela tende a "esconder" os filhotes.

A coelha não fica no ninho com os filhotes, e não force ela a ficar! Ela costuma ficar em volta do ninho e não gosta muito que mecham nos filhotes dela.

A amamentação dos coelhos
Ela amamenta os filhotes duas vezes por dia, uma na madrugada e outra logo pela manhã, para amamentar ela precisa se sentir confortável e segura, normalmente não amamenta na presença de humanos, a não ser que ela confie muito em você, as coelhas preferem dar de mamar no escuro total. Cuide para não fazer barulho, durante a noite, já aconteceu de minha coelha não dar de mamar quando fiquei a noite inteira de papo perto do lugar onde ela estava.

Os filhotes
Os filhotes não precisam de nada além da mãe até crescer, porém em algum caso é necessário à interferência humana como explicarei mais abaixo, então seguem as recomendações para você fazer tudo certinho e sair tudo bem!

Primeiro passo: Contar os filhotes!
Antes lave bem as mãos com algum sabão que não deixe cheiro de preferência e depois pegue um pouquinho dos pelos do ninho e esfregue não mãos, assim você não vai deixar cheiro nos filhotes, pois ela pode rejeita-los se sentir algum odor que não conheça.

A segure-se que todos estão bem e que não tem nenhum morto, se tiver separe, logo após confira se estão em um lugar seguro, caso estejam forneça aguá limpa e em abundancia nesta situação a coelha sente muita sede, e se não tiver aguá para beber pode comer os seus filhotes, de comida, frutas e verduras para fortalece-la. Lembrando de não variar de mais, de um tipo de fruta apenas. Ex: Couve e Pera

Providenciando um lugar seguro
Caso você não tenha sorte e os filhotes estejam desprotegidos aonde foram concebidos você terá um pouquinho mais de trabalho, dentro da suas possibilidades procure um lugar para eles, longe de cães e gatos, eu tomei a decisão de coloca-los dentro de casa, e fez a maior sujeira já que a mamãe foi junto logicamente mas uma garagem serve por exemplo, a ideia é apenas afasta-los do perigo, o lugar deve ser isolado e calmo pois a mãe coelha pode ficar assutada e nervosa, caso ela se estresse pode comer os filhotes para "protege-los".

Cuidado: Conforme os filhotes forem crescendo eles tendem a sair do ninho, e podem se perder, cuide para que o lugar em que eles estejam não tenham nada que ofereça risco caso saiam do ninho.

Depois de todas as precauções seu único trabalho será "monitorar" o crescimento dos filhotinhos, observe se todos tem crescido e caso algum não esteja acompanhando o crescimento podem ser tomadas algumas providências.

Farei mais postagens com assuntos relacionados a esse, qualquer duvida envie pelo formulário de contato.

86 comentários:

  1. Olá como vai tudo bem? Hoje fui presenteada com minha primeira ninhada, da Mona, com 7 lindos láparos...como foi a 1º cria dela, ela não rancou os pelos da barriga(como eu havia lido)e esparramou os filhotes pelo viveiro, quando vi, peguei os e coloquei os dentro da caixa de parto que eu fiz dias antes com um quadrado de madeira e tela fina no fundo..eles nasceram gordinhos..Sei que o macho precisa ficar longe da fêmea, mas coloquei o no viveiro ao lado,porque se a femea ter contato com o macho o leite dela seca e os filhotes morrem, por isso da importância de sempre ler artigos que ajudem a nos primeiros cuidados...Boa sorte para nós mamães de 1º viagem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha dois coelho o casal o macho morreu ficou a fêmea e ontem ela deu a primeira cria fequei muito contente como cuida deles

      Excluir
  2. minha coelha deu cria de 6 lindos filhotinhos e os gatos comeram o que fazer para eles não comerem mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um cercado e proteja os filhotes a culpa não é dos gatos a culpa é sua para isso existem gaiolas.

      Excluir
    2. Com certeza era tirar os gastos de perto

      Excluir
    3. Só n deixa num lugar de fácil acesso para os gatos

      Excluir
  3. Minha coelha nao pare no ninho nao sei como ajuda ela na primeira cria ela fez o ninho e pariu totalmente ao contrario agora teve a segunda cria com medo dela errar o ninho d novo soltei ela no quintal e ela fez a toca mas depois de 10 dias q ela pariu fui abrir a toca e nao estava la os filhotes nao sei oq faço pra ajuda_la

    ResponderExcluir
  4. Minha Coelha depois que teve os 10 filhotes Ela morreu porque será?

    ResponderExcluir
  5. Minhas duas coelhas ganharão filhotes no mesmo ninho

    ResponderExcluir
  6. as minhas duas coelhas deu à luz no mesmo ninho quase ao mesmo dia elas pode dividir o mesmo ninho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha visto, na verdade nao me parece ruim, se as duas forem dar de mamar, é melhor pros bebezinhos!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se não mamarem na mãe mais ou menos dois dias, foi o que aconteceu comigo, é muito complicado amamentá-los, e parece que eles não se desenvolvem é difícil viu, se você for fazer tenha certeza que terá tempo, na minha vez eu amamentei um deles por semanas, até que um dia eu vi que nao daria mais então eu pus ele perto da mãe e por sorte ele mamou nela, eu aprendi que o melhor é deixar a natureza seguir seu curso, mas temos postagens neste blog ensinando a fazer o leite e tudo mais... BOA SORTE... e nao deixe de nos enviar fotos!

      Excluir
    2. Minha coelha pariu ontem 7coelhinhos 1morreu parece que ainda tem filhotes na barriga. O que eu faço. Estou desesperada

      Excluir
    3. Minha coelha pariu ontem 7coelhinhos 1morreu parece que ainda tem filhotes na barriga. O que eu faço. Estou desesperada

      Excluir
    4. Ela ainda teve mais filhotes depois de algumas horas ? Estou na mesma situação

      Excluir
  8. Oi, minha coelha teve 3 filhotes(2a gestaçao) mas parece que ela tem medo deles e não os alimenta.. O q fazer? Tenho muito medo de agarralos pq depois ela pode regeitar

    ResponderExcluir
  9. olá a poucos dias fiquei sabendo que minha coelha (que supostamente era macho) teve filhotes e como eu não sabia desde então eles já estão crescidos com mais ou menos 20/23 dias de vida e estou preocupada se eles ainda necessitam de amamentação, mas eles estão comendo normalmente ( couve, cenoura e até ração) por favor me ajude oq devo fazer?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estao comendo muito provavelmente nao precisam mais de leite nao! Cuide se estao comendo todo dia mas fora isso a faze de leite ja passou, se a mae deixar mamar otimo mas se ela foge e eles estao se virando bem fique tranquilo!

      Excluir
    2. minha coelha teve 7 filhotes estou doando alguém quer e a coelha também

      Excluir
    3. Adoro coelhos,a minha acabou de parir,6 filhotes,estão uma gracinha ,joguei pedaços de espuma ela pegou tudo para cobrir eles.mas se queizer me dar e não morar muito longe

      Excluir
    4. Eu quero você e de onde eu moro em Medina eu tenho cinco quero pra fazer companhia pro meu nenem

      Excluir
    5. Tenho enterece nos coelhos de onde vc è?ja doou?obrigado

      Excluir
  10. Meu amigo tem uma família de coelhos (uns 30 mais ou menos) Só que ele vai mudar para apartamento. Como ele pode fazer com os coelhinhos. Doar? Alguma casa? Me dêem uma luz !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe uma campanha no facebook? Entre nos grupos de compra e venda da sua cidade e publique foto deles, nao esquece de na hora da adoção indicar o nosso blog, para os coelhinhos serem bem atendidos pelos seus papais adotivos!

      Excluir
    2. Eu quero se não for muito longe kkkkkkkk

      Excluir
    3. Tenho uma casa com um bom quintal todo murado ja tenho coelhos soltos mas n tenho como buscalos se puder traser cuido deles serao muito bem acolhidos.

      Excluir
  11. Minha coelha deu cria hoje dia 22/08, agora estou sem entender o porque que antecipou já que faria mês dia 28 então se antes deveria de ser dia 26 e se depois dia 30 estourando no máximo até dia 01/09 é normal? Estou preocupada os filhote estão todos com vida graças a Deus mais no fundo tenho medo são tão frágeis.

    ResponderExcluir
  12. Meu pai tem umas coelhas que estao tendo filhotes e estao morrendo todos o que pode ser?

    ResponderExcluir
  13. Meu pai tem umas coelhas elas ganham filhotes e estao morrw do todos os filhotes o que pode ser?

    ResponderExcluir
  14. Olá sempre que olho os filhotes estão separados. Será que é a mãe que carrega eles tem apenas 2 dias. Ajude de me quem puder grata

    ResponderExcluir
  15. Estou querendo uma coelhinha fêmea alguém tem pra doar
    Tenho um Macho e ele está sozinho😔

    ResponderExcluir
  16. Estou querendo uma coelhinha fêmea alguém tem pra doar
    Tenho um Macho e ele está sozinho😔

    ResponderExcluir
  17. Estou querendo uma coelhinha fêmea alguém tem pra doar
    Tenho um Macho e ele está sozinho😔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor o meu criou ontem se escapa te dou

      Excluir
    2. Minha coelha teve quantro filhotes ela vai no ninho mais nao to vendo ela amamenta sera que eles estao mamando

      Excluir
  18. Minha coelhinha tem só 4 meses, mas como tenho um coelho macho, ela já quer namorar. mas fico com peninha pois acho ela tão pequena. o que eu faço? me ajudem

    ResponderExcluir
  19. Estou em Moçambique, a minha coelha deu 7 filhotes, gostava de saber quanto tempo levam para desmamar. Artur Jorge.

    ResponderExcluir
  20. Minha coelha deu cria hoje, 3 lindos coelhinhos. Mais ela fechou o buraco e ainda não entrou, me ajude por favor

    ResponderExcluir
  21. Boa noite minha coelha deu cria ontem e eu estou com medo de mexer com os filhotes e ela rejeitar nem sei quantos foram por favor alguém me ajude socorroooooo

    ResponderExcluir
  22. Oi minha coelha criou ontem 4filhotes ela ta entrando no ninho mais nao vir ela amanentando o que faço

    ResponderExcluir
  23. Minha coelho teve 2 filhotinhos, parece que ela não amamenta eles....o que fazer?

    ResponderExcluir
  24. Olá minha coelha deu a primeira cria nasceram dois coelhinhos ela está amamentando normalmente pois verifico todo dia não tenho certeza de quantos dias tem mas vi o filhote no domingo e hoje quinta feira vi que ela arrancou pelos novamente será que ainda tem coelhos pra nascer? Me ajude por favor aguardo resposta

    ResponderExcluir
  25. Boa noite! Minha coelha teve dois filhotes, mas ela não pariu no ninho que coloquei para ela, pariu na gaiola e cobriu os filhotes com feno, gostaria de colocar eles dentro do ninho mas tenho medo de mexer e ela rejeita-los. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  26. Minha coelha deu cria pela primeira vez, e eu só vi um filhote, e quando eu fui ver novamente não estava, será que ela comeu ou escondeu ?

    ResponderExcluir
  27. Bom dia , minha coelha teve 8 filhotes , mas um já nasceu morto😞, como eu sei q ela tá amamentando ? Depois de quantos dias eu sei q ela não tá amamentando? Tô muito preocupada não sei o q fazer.

    ResponderExcluir
  28. Minha coelha deu cria a o bebês....rejeitou todos. Consegui pegar 3 e estou dando mamadeira a cada 3h....estao com 6 dias....espero estar fazendo certinho

    ResponderExcluir
  29. Minha coelha teve cria e rejeitou...consegui pegar 3..estou dando mamadeira a cada 3h...espero estar fazendo certinho

    ResponderExcluir
  30. Oi. Queria saber como quanto tempo depois da coelha da criança, posso colocar ela com o macho pra engravidar de novo?

    ResponderExcluir
  31. Oi. Queria saber como quanto tempo depois da coelha da criança, posso colocar ela com o macho pra engravidar de novo?

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde minha coelha deu cria só que ela tá com alergia a urina o que devo usar na pele dela ? Me ajudem

    ResponderExcluir
  33. Mimha coelha deu cria ontem 6 filhotes mais to com medo dela nao amamentar pois eu so coloquei ela pra cruzar e nao tenho o macho aki em casa e da minha amiga apenas levei ela la pra cruzar e agr sera que ela vai amamentar ou nao tem leite preciso por ela pra cruzar mim ajudem

    ResponderExcluir
  34. Mimha coelha deu cria ontem 6 filhotes mais to com medo dela nao amamentar pois eu so coloquei ela pra cruzar e nao tenho o macho aki em casa e da minha amiga apenas levei ela la pra cruzar e agr sera que ela vai amamentar ou nao tem leite preciso por ela pra cruzar mim ajudem

    ResponderExcluir
  35. Olá essa semana minha coelha deu cria ,hoje fui ver como estavam os filhotes,e passei a mão neles .Será que ela ira deixar de amamentar ??? Eu estou desesperada .

    ResponderExcluir
  36. Olá minha coelha seu cria hj é minha irmã pegou um
    A coelha pode come Los agora?

    ResponderExcluir
  37. Minha coelha Deu cri hj e minha irmã pegou no colo
    A mãe pode come Los agora

    ResponderExcluir
  38. Minha coelha Deu cri hj e minha irmã pegou no colo
    A mãe pode come Los agora

    ResponderExcluir
  39. Me ajudem por favor, minha coelha teve 5 scrias e não amamenta, posso por em outra q teve no mesmo dia 7 crias?

    ResponderExcluir
  40. Olá minha coelha Lily deu cria de 7 lindos coelhinhos...hoje de manhã vi ela amamentando mais dos sete coelhinhos 2 está bem magrinho e os outros com a barriga bem cheia...o q faço com os outros 2 ? Será q eles não estão conseguindo mamar ?

    ResponderExcluir
  41. Olá minha coelha Lily deu cria de 7 lindos coelhinhos...hoje de manhã vi ela amamentando mais dos sete coelhinhos 2 está bem magrinho e os outros com a barriga bem cheia...o q faço com os outros 2 ? Será q eles não estão conseguindo mamar ?

    ResponderExcluir
  42. Pessoal hoje faz 3 dias que minha coelha deu a luz a 7 laparos lindos, estou precupado não vejo ela dar mama apesar de nao amamentar em frente dos humanos, eu só queria saber algum indício que ela amamentou eles, me ajudem 73991228332 Phillipe deixo meu WhatsApp para alguém me ajudar estou realmente apreencivo.

    ResponderExcluir
  43. Pessoal hoje faz 3 dias que minha coelha deu a luz a 7 laparos lindos, estou precupado não vejo ela dar mama apesar de nao amamentar em frente dos humanos, eu só queria saber algum indício que ela amamentou eles, me ajudem 73991228332 Phillipe deixo meu WhatsApp para alguém me ajudar estou realmente apreencivo.

    ResponderExcluir
  44. tenho uma coelha fêmea peluda queria um macho alguém tem

    ResponderExcluir
  45. Olá boa tarde minha coelha criou no ninho q ela fez no quintal de casa, e depois tampou o buraco com terra. E desde então não vi ela destampar o buraco pra nada. Será q os filhotes não vão morrer por falta de oxigênio? Eu fui lá e abri o buraco e ela na mesma HR voltou a fechar. É normal? Ela fica mesmo tanto tempo assim de amamentar? E pode ficar o tempo todo com o buraco fechado?

    ResponderExcluir
  46. Fui comtemplado com uma ninhada mas pena q nao eatava em casa ebo macho emcomodou muito ela comendo quase todos filhotes deixando apenas quatro q salvei quando cheguei so q ela nao quer amamentar e esta sem leite o q eu faco ja faz dois dias q nasceu e qual leite devo comprar pra eles

    ResponderExcluir
  47. Oi minha coelha deu cria sábado 7 filhotes morreram 4 o que ser que está acontecendo???

    ResponderExcluir
  48. Oi minha coelha deu 7 filhotes já correram 4 o que fazer ??? Estou apAvoapav

    ResponderExcluir
  49. Como eu faço para saber se ela está amamantado os filhotes

    ResponderExcluir
  50. Oi minha coelha deu cria ontem segunda cria ,Mais dentro do motor do carro ela fez o ninho
    Claro que tivemos que tirar ,Agora ela não vai amamentar os filhotinhos estou muito triste 😔😔

    ResponderExcluir
  51. Oi minha coelha deu cria ontem segunda cria ,Mais dentro do motor do carro ela fez o ninho
    Claro que tivemos que tirar ,Agora ela não vai amamentar os filhotinhos estou muito triste 😔😔

    ResponderExcluir
  52. Olá ontem nasceu a ninhada com 8 filhotes não meche neles só tirei o pelos por cima pra olhar quantos tinha será que ela vai rejeita

    ResponderExcluir
  53. Olá...estamos com 4 filhotes...ñ sei se parou de amamentar, de ontem 31/12 a 01/01 Ñ os vi gordinhos como ficavam qndo mandavam. Estou com receio q esteja prenhas de novo e por isso ñ amamenta. Faz 13 dias, todos abriram os olhos. Fiz leite de gato, vitaminas e uma colher de creme de leite.. ñ aceitaram...se arrepiada, ñ insisti...mas caso ela ñ esteja mais amamentando o q devo fazer?
    Fico no aguardo. Grata

    ResponderExcluir
  54. Ola minha coelha hoje de manha criou um coelhinho e depois nao crio mais sera q ainda teria chances de ela criar mais

    ResponderExcluir
  55. minha coelha deu cria de 2 filhotes fui olhar no ninho só tinha um e eu não sabia q o macho comia os filhotes

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde ! Minha coelha deu cria no meio do quintal mais achei somente um a coloquei num quarto reservado e como nunca via ela amamentando acabei segurando ela pro filhote mama após 3 dias ele saiu do pano e ficou no chão gelado e morreu será que agi errado será que ela estava amamentando tenho medo de ela cria de novo e eu não saber se ela está amamentando ou não !

    ResponderExcluir
  57. Minha coelha e uma coelha grande e normal so que eu tenho um coelho mini e acho q ela teve filhotes com ele pode ser normal ??

    ResponderExcluir
  58. Oi minha coelha deu cria ontem e não vi ela dando de mama para eles, porem peguei ela a força e coloquei os filhotes na barriga dela para mamar pois fiquei com medo dos filhotes morrerem de fome.. fiz certo?

    ResponderExcluir
  59. oi minha coelha pariu 8 coelhinhos,so 2 então vivos,e ela não fez ninho eu nem sabia q ela estava prenha oque devo fazer agora?

    ResponderExcluir
  60. A minha coelha deu 3 filhotes e não cuidou deles daí eu trouxe pra dentro de casa e coloquei uma lâmpada para aquecer eles e todo dia eu pegava a coelha e segurava com força as pernas delas pó ara os coelhinhos mamaram e deu certo ....até hoje não o pq mais 2 deles deu diarréia e morreram 1 tá vivo ainda mais tô com medo dele morrer também poroso agora só do mama 1 vez por dia ..

    ResponderExcluir
  61. A minha coelha deu 3 filhotes e não cuidou deles daí eu trouxe pra dentro de casa e coloquei uma lâmpada para aquecer eles e todo dia eu pegava a coelha e segurava com força as pernas delas pó ara os coelhinhos mamaram e deu certo ....até hoje não o pq mais 2 deles deu diarréia e morreram 1 tá vivo ainda mais tô com medo dele morrer também poroso agora só do mama 1 vez por dia ..

    ResponderExcluir
  62. Olá eu tenho uma coelha que eu crio aqui no quintal o quintal e de cimento o piso mais tem umas partes quebradas e tem umas pedras grandes e ela Deus seu ninho lá mais fico muito exposto à luz do sol e a chuva e se chovesse muito ia encher de água e eles poderiam morrer então eu peguei e coloquei em uma caixa de papelão e coloquei uns panos e o pelo dela que táva no ninho dentro da caixa mais eu não sei se ela vai alimentados Oque eu faço?

    ResponderExcluir
  63. Olá eu tenho uma coelha que eu crio aqui no quintal o quintal e de cimento o piso mais tem umas partes quebradas e tem umas pedras grandes e ela Deus seu ninho lá mais fico muito exposto à luz do sol e a chuva e se chovesse muito ia encher de água e eles poderiam morrer então eu peguei e coloquei em uma caixa de papelão e coloquei uns panos e o pelo dela que táva no ninho dentro da caixa mais eu não sei se ela vai alimentados Oque eu faço?

    ResponderExcluir
  64. Minha coelha deu cria hj e eu vi agr de noite será que o macho já teve alguma coisa com ela ?

    ResponderExcluir
  65. Tenho um casal de coelhos trato eles como filhos e ela deu a luz a 6 filhotes ontem. Eu tenho que separar o macho da fêmea?

    Eles tem uma gaiola de 2 andares e durante o dia eu solto eles em um cercaminho que fica em volta da casa deles, essa noite eu tranquei um em cada andar elas com o ninho em baixo e ele só em cima. Estou fazendo algo errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bom separar sim, a femea pode ficar stressada com o macho e descontar nos laparos.

      Excluir

Comente, pergunte, conte sua experiência!